DEPOIMENTOS

             "Estava formada há cinco anos e já tinha experiência em arbitragem quando resolvi me inscrever no Curso Prático de Arbitragem do CBMA. Quando as aulas estavam prestes a começar, resolvi mudar de área, passando a atuar em Direito de Família. Mesmo com a mudança, optei por seguir no curso e foi uma experiência incrível. 
             O formato do curso me agradou muito porque a estrutura das aulas permitia a participação ativa dos alunos, além de termos simulado todas as etapas de um procedimento arbitral, que são úteis para a maioria dos conflitos jurídicos, independentemente da área de atuação do aluno (i.e. discutimos os motivos que levam à contratação do advogado, negociamos as cláusulas contratuais, estudamos o caso e nos preparamos para a audiência). 
             E, de fato, a preparação para a audiência foi uma das etapas que mais me agradou porque estudamos um caso concreto tendo sido possível aplicar, na simulação, todas as ferramentas que estudamos.
Hoje, na minha prática profissional, continuo usando as ferramentas que aprendi no curso, porque embora a arbitragem seja vedada em algumas áreas do Direito de Família, por tratarem de direitos indisponíveis, em outras áreas, como as que envolvem questões patrimoniais, a arbitragem é fortemente recomendada em razão da tendência da não judicialização dos conflitos familiares.
             Sendo assim, recomendo muito o curso, independentemente da área de atuação."

                                     - Rafaella Gevaerd

             "O Curso Prático de Advocacia em Arbitragem da OAB/RJ é essencial para o advogado que busca estar atualizado diante das alterações que vem ocorrendo no Brasil, tendo em vista o aumento exponencial da utilização de métodos extrajudiciais de resolução de conflitos.
            Apesar de possuir experiência em arbitragem, o curso me possibilitou ter uma visão ampla de todo o procedimento arbitral, até mesmo de aspectos relacionados e bastante relevantes como a ação anulatória de sentença arbitral e a discussão acerca da observância do precedente judicial nas arbitragens, que são assuntos polêmicos. 
            Além disso, a metodologia do curso é muito interessante, pois incentiva a participação dos alunos de forma constante. As aulas sempre geravam debates muito intensos e enriquecedores, permitindo a constante troca de conhecimento entre os alunos e os professores. Por fim, a audiência que participamos foi uma experiência completa, na qual tivemos a chance de participar de um caso concreto e utilizar todo o conhecimento adquirido."

                                     - Marjorie Braga

             "Fazer o Curso Prático de Advocacia em Arbitragem foi uma experiência muito positiva. Os professores eram qualificados e cada um contribuiu um pouco com o seu conhecimento. Os coordenadores também são dedicados e preocupados em manter o bom nível do curso. A experiência de participar da audiência com certeza contribuiu muito para o meu aprendizado e é uma ótima oportunidade que recomendo a todos que fizerem o curso."

                                     - Paula Salles

             "O curso prático da OAB/RJ e CBMA resume-se, para mim, em “50 em 5”: em poucos meses de aulas, aprendemos extenso conteúdo a respeito do instituto com os mais qualificados experts na matéria. Outro nome para o curso não poderia ser se não “Curso Prático”, já que tive a oportunidade de ser apresentado e aprender com diversos advogados que atuam diariamente na área e, dificilmente, no dia a dia, poderiam dedicar 3 ou 4 horas do seu tempo exclusivamente para transmitir aos alunos, como eu, seus vastos conhecimentos sobre os temas abordados nas aulas. Não há duvida que o cotidiano nos escritórios é enriquecedor a cada minuto, mas, com toda certeza, cada minuto nas aulas/troca de experiência valeram por horas de prática diária. Se as aulas já não fossem suficientes, por fim, temos a oportunidade de executar tudo o que aprendemos ao longo do curso em uma verdadeira audiência, discutindo um caso complexo diante de um tribunal de muitos e muitos honorários de aprendizagem."

                                     - Luiz Felipe Noira

             "A participação no curso oferecido pelo CBMA, em conjunto com a OAB/RJ, foi uma excelente experiência, sobretudo para visualizar, em teoria e na prática, a dinâmica por trás de procedimentos arbitrais. Atuar em arbitragens futuras certamente será uma tarefa mais simples a partir de agora, razão pela qual recomendo a quem possa que se inscreva."

                                     - Pedro Katz

             “Quando comecei o Curso Prático de Advocacia em Arbitragem da OAB/CBMA só tinha uma pequena noção de arbitragem decorrente do contato com a disciplina durante a faculdade de direito. O mais interessante do curso é que, além de ter me ensinado muito mais sobre a área, me proporcionou uma evolução imensa na prática. Ele nos ensina a atuar na arbitragem, a negociar uma cláusula compromissória, a redigi-la e, por fim, a participar de uma audiência, que, apesar de simulada, foi precedida de muito estudo, treinamento e certamente me fez compreender muito mais o procedimento arbitral e seu funcionamento na prática.              Ali foi a nossa chance de colocar em prática tudo que aprendemos durante os meses do curso. Fazer o cross-examination foi maravilhoso, um verdadeiro desafio. Treinamos bastante (com muita ajuda dos nossos monitores e coordenadores) e gostei muito do resultado da audiência. Precisei sair um pouco do meu dia-a-dia das audiências na Justiça do Trabalho para entrar no mundo da arbitragem, e o curso me deu todo suporte para que eu fizesse isso. Recomendo muitíssimo, ele fez com que me sentisse pronta para começar a atuar também em procedimentos arbitrais”.

                                     - Carolina Monteiro

            "Fiz o Curso Prático de Advocacia em Arbitragem da OAB/RJ e CBMA logo após a conclusão da minha graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e finda a minha experiência como aluna na Equipe de Arbitragem da UFRJ. Embora eu já tivesse grandes expectativas com relação ao curso, que foi muito bem recomendado por vários colegas advogados, posso dizer que elas foram muito superadas. 
            Com uma metodologia irreparável, o Curso alia o aprendizado teórico, por meio de aulas ministradas por excelentes professores e advogados, com a compreensão da prática do procedimento arbitral, uma vez que os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao realizarem exercícios e atuarem em uma simulação de audiência que é fiel à realidade. Neste evento, os alunos expõem uma tese de defesa preparada em grupo e são avaliados por excelentes árbitros – o que, sem dúvidas, é um diferencial do Curso e enriquece a atuação de qualquer advogado. 
            Por meio dessa experiência, os alunos podem aprofundar o seu conhecimento sobre temas relevantes, ter acesso a juristas renomados e experientes, e, principalmente, compreender o que o mercado espera de um bom advogado, que busca aplicar o direito da forma mais efetiva e inteligente em procedimentos complexos. 
            Para mim, como jovem advogada, foi uma experiência indispensável, que enriqueceu a minha forma de trabalhar e que recomendo a todos aqueles interessados em direito."

                                     - Isabela Azevedo

             "É um curso de excelência. Através dele, tive a oportunidade de ter contato com futuros profissionais da área, bem como renomados especialistas em arbitragem. As aulas são dinâmicas, os temas e polêmicas são bem aprofundados, e o projeto de final de curso - uma audiência de arbitragem simulada - dá-nos a certeza de que fomos bem preparados para lançarmo-nos ao meio da arbitragem. Não deixo de recomendar o Curso a todos que tenham interesse na área"

                                     - Luisa Paulino

SOBRE NÓS

O Curso Prático de Arbitragem abre as suas portas para todos aqueles que desejam conhecer o instituto da arbitragem no Brasil. Voltado para a formação prática, o aluno experimenta uma compreensão da arbitragem que vai muito além dos manuais de direito, estando a par do dinamismo e estratégia que demandam os procedimentos arbitrais. O produto final do curso consiste em simulação de arbitragem na qual os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso ao empenharem-se em elaborar a melhor defesa possível para seus clientes. Para mais informações, não hesite em nos contactar!

LOCALIZAÇÃO

Rua Candelária, nº 9, Gr. 803 — Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20091-904

 +55 (21) 2233-9974

CONECTE-SE
  • Facebook - Black Circle

Curso Prático de Arbitragem - CPA